sexta-feira, 9 de junho de 2017

A PRETENSÃO DE GILMAR MENDES

O ministro Gilmar Mendes é oriundo do MPF, depois de cair nas garras da política, foi assessor de Fernando Collor e advogado-geral da União no governo FHC, quando então, foi indicado para ministro do STF.

A propósito, essa indicação foi duramente criticada pela comunidade jurídica do país. O Mestre Dalmo Dallari, por exemplo, em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo afirmou, ou melhor, profetizou que ”...se essa indicação [para o STF] de Gilmar Mendes vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional1”.

Com o passar do tempo e com as atitudes do ministro Gilmar Mendes, observamos que as duras palavras do professor Dalmo Dallari começavam a fazer sentido, realmente, tratava-se de uma profecia.
Mesmo concordando, totalmente, com o professor Dalmo Dallari, não podemos deixar de reconhecer o vasto conhecimento e o saber jurídico do nobre ministro Gilmar Mendes, porém, é assustador como ele consegue ou ao menos tenta colocar todo o seu conhecimento a favor dos interesses de algum réu ou autor de sua intimidade. Age como se fosse um Advogado e não um Magistrado. As favas a suspeição, diria o  Ministro!

A conduta de Gilmar Mendes é uma flagrante agressão à liturgia que o cargo da magistratura exige. Ele é um Juiz que tem lado, venera os holofotes da mídia sabuja, tem relação, escancaradamente, partidária (PSDB) e não se intimida de dá opiniões fora dos autos em causas que estão sendo julgadas.

Não obstante a esses maus exemplos, o ministro se comporta como uma pessoa autoritária e como um menino mimado que não gosta de perder ou ser contrariado, aliás, isso ficou claro no julgamento do “mensalão” com os embates deselegantes e até agressivos com os seus pares. 

Nesse contexto um Juiz escreveu um artigo no “Informe”, veículo de divulgação do TRF-1 a seguinte observação: “não são decisões injustas que causam a irritação, a iracúndia, a irritabilidade do advogado-geral da União, mas as decisões contrárias às medidas do Poder Executivo”. Corroborando essa análise, vale lembrar que depois de uma derrota como advogado-geral da União, Gilmar Mendes soltou a seguinte pérola raivosa: ”o sistema judiciário brasileiro é um “manicômio judiciário2”.

Outro fato que nos causa perplexidade pela falta de ética é o seu oculto envolvimento societário com o “Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP”. O jornalista Leandro Fortes em corajosa matéria “revelou que o IDP, à época da matéria, fechara 2,4 milhões em contratos sem licitação com órgãos federais, tribunais e entidades da magistratura, “volume de dinheiro que havia sido sensivelmente turbinado depois da ida de Mendes para o STF, por indicação do ex-presidente FHC3”.
  
Evidente que Gilmar Mendes, com a sua costumeira “irritação e iracúndia” reagiu a essa matéria processando o jornalista e a revista “Carta Capital”, porém, foi derrotado e teve que engolir a ousada sentença da juíza Adriana Sachsida Garcia, do TJ/SP, que julgou improcedente a ação e extinguiu o processo. Disse a magistrada: “...As informações divulgadas são verídicas, de notório interesse público e escritas com estrito animus narrandi. A matéria publicada apenas suscita o debate sob o enfoque da ética, em relação à situação narrada pelo jornalista. (…) A população tem o direito de ser informada de forma completa e correta. (…) A documentação trazida com a defesa revela que a situação exposta é verídica; o que, aliás, não foi negado pelo autor4

Com relação às suas posições política/partidária saltam aos olhos suas preferências e o seu “envolvimento”, não foi por menos que o PGR Rodrigo Janot disse que “é constante a presença [Gilmar Mendes] nos "círculos de comensais de banquetes palacianos5". Aliás, sobre essa relação política do ministro vale a pena ler o artigo "É urgente desarmar Gilmar Mendes", do grande Professor e Doutor de Direito Constitucional da USP, Conrado Hübner Mendes.

Dentro deste contexto, assistimos nessa semana mais uma jogada e/ou pretensão política/jurídica do ministro Gilmar Mendes e de seus aduladores. Com o resultado final do julgamento da Prestação de Contas da chapa Dilma/Temer, que foi decidido, politicamente, com o voto de minerva do ministro Gilmar Mendes, o presidente golpista se safou da forca, porém, resta ainda, e isso acontecerá em breve, a denúncia do PGR contra Temer. Denunciado, é quase certo que o STF o afastará da presidência e ocorrendo isso, teremos, mesmo contra a vontade da grande maioria do povo brasileiro, eleições indiretas, e é aí que entra o ministro Gilmar Mendes. Não temos dúvidas de ele já está costurando um grande acordo com o PSDB e com outros partidos para ser o candidato de "consenso" dos rentistas, do empresariado e da “mídia nativa”.

Aliás, nesse sentido o jornalista Fernando Rodrigues escreveu que "Deputados e senadores escolherão o presidente interino da República, caso Michel Temer seja afastado do cargo. E no Congresso o PMDB é o partido mais forte e o baixo clero e os envolvidos na Lava Jato formam, de longe, a maior bancada..Nesse cenário, Gilmar já teria conquistado o apoio do senador Renan Calheiros e de outros investigados, como o senador afastado Aécio Neves... Gilmar tem discutido com os peemedebistas o formato da eleição indireta. Aceitaria disputar. Mas quer concorrer em igualdade de condições, por exemplo, com Rodrigo Maia (DEM-RJ). Sem ter que se desincompatibilizar do cargo atual.6 "

Realmente, é triste, desolador e insultuoso a situação política/jurídica/midiática do país. Passados pouco mais de doze meses do golpe que apeou a presidenta Dilma que, segundo o insigne sociólogo Boaventura Sousa Santos, “foi a presidenta mais honesta da América Latina, afastada pelos políticos mais corruptos da América Latina7”, poderemos ter outro golpe contra a democracia, desta feita mais uma eleição indireta. Mas, ainda há uma saída: o povo nas ruas em grandes manifestações exigindo o fim das reformas contra os trabalhadores e eleições diretas em todos os níveis, caso contrário, permaneceremos nas senzalas sob as chibatas dos senhorzinhos da Casa Grande!

















1  Fonte: Jornal “Folha de São de São Paulo” – Edição do 08.05.2002
2 Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-controversa-carreira-de-gilmar/
3 Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-controversa-carreira-de-gilmar/
4 Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-controversa-carreira-de-gilmar/
5 Fonte: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/gilmar-nao-e-polemico-ou-corajoso-seu-comportamento-e-ilegal-diz-doutor-em-ciencia-politica-da-usp/
6 Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/300347/Gilmar-amarra-com-PSDB-e-PMDB-sua-candidatura-na-elei%C3%A7%C3%A3o-indireta.htm
7 Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/300217/Boaventura-Dilma-a-mais-honesta-foi-impedida-pelos-pol%C3%ADticos-mais-corruptos.htm

0 comentários:

Postar um comentário