terça-feira, 2 de junho de 2015

FIFA, CBF E GLOBO, TUDO A VER..!

Por: Odilon de Mattos Filho
Certamente, o ano de 2015 será lembrado, negativamente, na história da FIFA. No dia 27 de maio o mundo foi sacudido com a bombástica notícia das prisões de sete cartolas do futebol mundial, incluindo, os ex-presidentes da CBF, José Maria Marin e Ricardo Teixeira e o jornalista/empresário José Hawilla, dono da empresa Traffic.

O escândalo que está sendo chamado de “Fifagate” foi fruto de uma operação desencadeada pelo FBI após longa investigação sobre uma rede de corrupção que atuava dentro da FIFA com a participação de Presidentes e funcionários de algumas Confederações e de empresas privadas que burlaram o fisco e praticaram lavagem de dinheiro em território estadunidense.

A imprensa brasileira repercutiu o caso e como sempre, de forma hipócrita, em especial, os veículos de comunicação das Organizações Globo, pois, sabemos que a Rede Globo tem vários contratos milionários com a CBF via empresa de J.  Hawilla para transmissão de jogos da Seleção Brasileira e da Copa Brasil. O caso mais emblemático de um possível envolvimento da Rede Globo no “Fifagate” pode está relacionado com uma de suas empresas, a “Globo Overseas B.V” citada em um processo da Receita Federal por corrupção e lavagem de dinheiro em negociatas dos direitos de transmissão da Copa de 2002.

Outro fato que mostra a forte ligação da “TV Prateada” com os cartolas da CBF é demonstrado por um dos Diretores da emissora, Marcelo Campos Pinto que durante a festa de encerramento do Campeonato Paulista de 2015, fez um caloroso discurso de baba-ovo:  “...Presidente Marin, em nome do grupo Globo, em meu nome, eu gostaria de agradecer todo o carinho, toda a atenção com a qual o senhor sempre nos brindou, sempre aberto a discutir os temas que interessam ao futebol brasileiro, dos quais me permito destacar, o novo formato da Copa do Brasil (grifo nosso)...Presidente, o senhor inscreveu o seu nome na história do futebol, tendo sucedido um grande presidente, que foi Ricardo Teixeira...” É muita cara de pau ou realmente está sendo verdadeiro?
        
Como não poderia ser diferente, o caso chegou à Polícia Federal que durante 15 anos, segundo o jornal Folha de S. Paulo, já instaurou 13 inquéritos sobre a gestão do futebol brasileiro, e parece que agora, somente agora, surge o primeiro indiciado, o senhor Ricardo Teixeira, acusado de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e falsidade ideológica. Segundo informações do Portal R7, em quatro anos, o ex-presidente da CBF movimentou mais R$ 460 milhões.

É sabido que Ricardo Teixeira é a principal peça dessa engrenagem de corrupção na CBF e ele é considerado o homem bomba que pode destruir, inclusive, a Rede Globo. Segundo o jornalista Luiz Carlos Azenha, “João Havelange e Ricardo Teixeira entregaram o futebol brasileiro às grandes corporações globais do ramo e lucraram com o negócio, Teixeira é um dos únicos envolvidos capaz de revelar, por exemplo, como a Globo ganhava direitos de transmissão de jogos mesmo com ofertas inferiores à dos concorrentes e, consequentemente, como era feita a distribuição de propinas.

Sem dúvidas de que estamos diante do maior caso de corrupção do futebol mundial. Esperamos que a Justiça dos EUA puna, exemplarmente, os envolvidos e que sirva de exemplo para que a Justiça do Brasil possa agir com o mesmo rigor no sentido de investigar, julgar e punir, dentro do processo legal, TODOS os envolvidos nesse mafioso episódio que tomou conta do esporte mais popular da Terra.

E mesmo que seja paradoxal, o momento de mudanças é esse, afinal, os Chineses nos ensinam que a palavra crise possui dois ideogramas: um representa perigo e o outro simboliza oportunidade. Que essa seja a oportunidade para darmos o pontapé inicial nas transformações que o futebol brasileiro tanta necessita e aguarda. Com a palavra as autoridades brasileiras!  

Um comentário:

  1. Ainda vai continuar falando mal da Rede Globo, mesmo depois do espaço concedido no programa,do apaixonado petista,Sr Jô Soares para que a Onça continue desfilar suas mentiras de campanha eleitoral?

    ResponderExcluir