"Ética é uma
verdade absoluta. Moral, já é uma variável, dependendo da cultura de cada povo". Tiny Willy
A palavra ética é daquelas
expressões que tudo mundo sabe o seu significado, mas é difícil de explicá-la,
especialmente, pelas inúmeras formulações teóricas a respeito do tema. De
qualquer maneira, buscamos no Dicionário Básico de Filosofia de Hilton Japiassú
e Danilo Marcondes a seguinte definição: “Ética do grego ethike diz
respeito a costumes, tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre moralidade: a
finalidade da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, a natureza
do bem e do mal, o valor da consciência moral”.
É
sabido que depois que Ronaldo “Fenômeno” encerrou a sua carreira de jogador de
futebol, ele passou para o mundo business, criando a sua própria
agência de comunicação denominada “9ine”. Essa empresa dentre outros trabalhos
gerencia a imagem de atletas de ponta como, por exemplo, a de jogadores
futebol.
No
dia 03 de abril, a Rede Globo de televisão anunciou a contratação de Ronaldo
para comandar os comentários das Copas das Confederações e do Mundo. E é
exatamente aqui que começam a especulações sobre esse “negócio”, aparentemente
normal, mas que na verdade desperta suspeitas com relação ao aspectos éticos,
morais e negociais.
Aliás,
esse tipo de “negócio” já gerou um grande escândalo no passado. Em 1996, a revista “Placar” em
uma brilhante matéria, trouxe à tona o suposto envolvimento comercial de
jornalistas e comentaristas esportivos com jogadores de futebol. A reportagem
mostra o envolvimento dos jornalistas, Eli Coimbra, Luciano Junior e Octávio
Muniz, então funcionários da TV Bandeirantes, que à época eram sócios da
Empresa “Sports General Business” que tinha como clientes jogadores de futebol.
Esses jornalistas usavam de sua influência para agenciar atletas.
A
propósito, o jornalista Maurício Duarte entrevistou o locutor Silvio Luis que
de maneira firme fez um paralelo entre esse fato e a contratação de Ronaldo
pela Rede Globo. Diz o Silvio Luis: "...Me sentia constrangido em
dividir a mesma emissora com eles. Depois daquela época isso até parou um
pouco. Mas no Brasil não se tem mais respeito e ética por nada. Não é ético nem
honesto os anunciantes do Ronaldo estarem na Globo. Você acha isso ético? É a
mesma coisa que o Wágner Ribeiro [empresário Nymar] comentar um jogo do
Neymar".
Com
relação a esse caso envolvendo os jornalistas da BAND o desfecho deveria ser um
exemplo a seguir. Logo após a reportagem da “Placar” a emissora emitiu uma Nota
afirmando que as funções dos jornalistas eram incompatíveis com as de
empresários de atletas, por essa razão, a emissora ultimou os repórteres para
decidirem continuar como jornalistas da BAND ou empresários de atletas.
No
caso do contrato entre a Rede Globo e Ronaldo, não resta dúvida de que é uma
parceria imoral, aético e no mínimo suspeita, pois, as implicações são ainda
maiores do que o episódio da BAND. Mas parece que a Rede Globo está pouco se
importando como isso, o que nos leva a pensar que pode ter interesses muito
maiores nesse “negócio”.
Aliás,
o blogueiro e jornalista “Paulinho”, sobre o assunto, escreveu: “...Tem se
falado muito sobre a questão ética do contrato celebrado entre a Rede Globo e
Ronaldo “Fenômeno”... Porém se esquece que nunca houve ética no relacionamento
entre as partes...Ronaldo sempre foi uma espécie de funcionário extra-oficial
da emissora, razão pela qual, mesmo distorcendo muitas vezes a notícia, em
claro conflito ético e moral, a Globo sempre foi sua porta de proteção e
projeção...”
E
realmente o jornalista Paulinho tem razão. Quem duvida, por exemplo, que a Rede
Globo vai dizer que a empresa “9ine” de Ronaldo é apenas preposto da gigante
empresa de comunicação inglesa, a WPP, envolvida na CPI dos Correios sob
suspeita de pagar propina a Marcos Valério? Por que a Globo não aprofundou com
o seu “jornalismo investigativo” as denúncias contra o ex-presidente da CBF
Ricardo Teixeira? Por que a Globo não noticiou que o Presidente da CBF José
Maria Marin está sendo acusado de ter fortes laços com a ditadura militar?
Evidente que a Globo está se lixando com essas e outras acusações. O que vale
nessa espúria parceria entre Rede Globo e Ronaldo ”Fenômeno” são os
imensuráveis interesses financeiros. A ética como diriam eles, é coisa para
políticos, intelectuais e puritanos.
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