terça-feira, 19 de março de 2013

PAPA FRANCISCO: TERNURA E VIGOR


 "...O Papa Francisco vem de uma experiência pastoral, não é um espelho de Roma, ele tem autonomia, tem capacidade de falar para o centro do poder da Igreja..." Leonardo Boff


Há pouco tempo escrevemos que a crise vivida pela Igreja Católica poderia se tornar uma oportunidade de crescimento, de mudanças e de reencontro dessa milenar instituição com os anseios de um povo muita à frente dessa Igreja ultrapassada, estagnada e cercada por conflitos.                                        

E foi neste contexto que aconteceram dois fatos que, certamente, serão os divisores de água na história contemporânea da Igreja Católica: a renúncia do Papa Bento XVI e a escolha de um Jesuíta e latino-americano para comandar a Igreja de Pedro.

A propósito, há cinqüenta anos atrás, o Papa João XXIII já havia manifestado essa mesma inquietude com relação à estagnação da Igreja frente à evolução do mundo. João XXIII entendia que a Igreja nos últimos séculos, teria ficado fechada dentro de si, não acompanhando o desenvolvimento do mundo, e essa foi uma das razões que o levou a convocar o Concílio Vaticano II cujo propósito foi o de discutir de forma ampla e fraterna todos os temas que afloravam no seio da sociedade daquela época, acreditando que esse sínodo poderia tirar a Igreja do seu isolamento. E realmente, o Papa tinha razão!

Aliás, malgrado ter esvaziado alguns princípios do Concílio Vaticano II, o Papa João Paulo II, reconheceu em 1995, a importância desse Sínodo, afirmando que "...graças ao sopro do Espírito Santo o Concílio lançou as bases de uma nova primavera da Igreja. Ele marcou a ruptura com o passado, mas soube valorizar o patrimônio da tradição eclesial, para orientar os fiéis aos desafios da nossa época..."
                  
A precisão das palavras do Santo Papa João Paulo II sobre o Concílio Vaticano II são estimuladoras e inspiradoras para se começar uma profunda Reforma burocrática, administrativa e doutrinária nessa Igreja que se encontra isolada, angustiada e em profunda crise. E o momento é auspicioso para tal enfrentamento, pois, temos um Papa que claramente fez a opção pelos pobres, um Pastor que tem o vigor dos Jesuítas e o amplo apoio dos católicos e de todos os Cristãos do mundo. Por tudo isso somos convidados a acreditar que o Papa Francisco vai sim, realizar as Reformas que a Igreja de Pedro clama e necessita.

A propósito, vale destacar as sábias palavras do brilhante Teólogo, Leonardo Boff sobre a indicação do Cardeal Jorge Mario Bergoglio: “...Este é o Papa de que a Igreja precisava. Isto fica claro na escolha do seu nome: trata-se de um jesuíta com alma franciscana. O nome Francisco [é por si só uma encíclica, como bem assinala Dom Cláudio Hummes]. O novo Papa nasce com a inspiração franciscana de simplicidade, ética, solidariedade com os pobres, amor à natureza e liberdade de criação...O centro não é a Igreja, mas a humanidade. Certamente não será um Papa doutrinador, mas um Pastor... Importa que o Papa Francisco seja um João XXIII dos novos tempos, um “Papa buono”, como já o mostrou. Só assim poderá  resgatar a credibilidade perdida  e ser um luzeiro de espiritualidade e de esperança para todos".
                          
Realmente os católicos e os cristãos do mundo inteiro estão depositando grandes esperanças no Papa Francisco, e as expectativas são alvissareiras, afinal, somente um Pastor “com o vigor dos Jesuítas e com a ternura dos Franciscanos” é capaz de desencadear a tão esperada nova primavera na Igreja Católica. Paz e Bem! 


0 comentários:

Postar um comentário